Festival de Teatro Estudantil de Paim Filho contou com o Elenco da Hora da Estrela em sua realização. Um novo desafio para mim e para meus colegas, principalmente aqueles que nunca estiveram em um festival de teatro. Uma nova oportunidade para nós reapresentar A Hora da Estrela, e tambem me desafiar como ator.
Não irei me estender muito para explicar todas as coisas que aconteceram durante o Festival. No proprio Blog do Grupo Maschara ja esta disponivel a critica, então podera analizar com mais detalhes.
Irei focar aqui oque aprendi sendo Aluno e Colega participando desse festival. Primeiramente não poderia deixar de falar da humildade em que se passa um festival estudantil. E não acredito que seja assim por todo o Estado, mas aqueles jurados em si tiveram muito cuidado em avaliar cada peça. Isso me trouxe um grande ensinamento. O Teatro em si ja é dificil, são poucos os que conseguem persistir nesse caminho. Mas alem disso quando se esta iniciando nessa arte, somos muito fragis, e faceis de serem quebrados. A critica é algo constante na vida do ator, e até ele deixar o teatro o modificar de dentro para fora, a lapidação desse Diamante pode ser muito dificil. Por isso primeiramente, escolha a gentileza e depois a Exigencia. O profissionalismo deve estar lado a lado com a Empatia e principalmente o Respeito. Alem disso um trabalho a ser exercitado por todo ator, é deixar os Deuses comandarem o jogo da vida teatral em voce. Se permitindo ser desmascarado e muitas vezes ser doloroso, entendendo que a critica construtiva te engrandeçe e não te menospreza. A Unidade em que tudo faz parte do crescimento é dificil a compriensão quando estamos iniciando, mas é essencial para constinuar no caminho.
Assim aprendo a me comunicar como Lider observando outros Lideres. E isso não consiste em se apagar e nem extrapolar, mas um equilibrio, a diplomacia.
Uma frase iconica dita por um dos jurados que agora não me recordo o nome ( Desculpe mas estou muito ansioso para ir procurar, minha linha de raciocio é muito rapida).Mas sim uma frase Iconica.
”O Teatro é Egoista”
Em meu ser interpreto isso como uma obrigação de todo ator a se doar o maximo possivel a Arte. O Teatro é Egoista porque ele quer tudo de voce, o seu tempo, seus medos, suas alegrias, sua dedicação, seu esforço e até seu fracasso. Isso todo para que um dia voce possa finalmente entender a Magia que é ser um Ator completo. Ele recompensa tambem apenas os que se sacrificam pela arte, e isso não signfica que quem não for recompensado não é digno, mas apenas que o tempo de cada um no palco é o tempo necessario para o jogo cosmico dionisico. Pois bem uma ultima percepção:
“Brinque em cena, se permita, o Teatro acontece na Adrenalina do talvez e ele se expande na pratica desse Talvez. Se estiver na duvida faça! Principalmente nos ensaios, o bloqueio de não fazer é um dos piores inimidos que voce brilhe no dia da estreia, faça e mostre ao seu Diretor! O dia em que voce se permitir não ser perfeito e seguir a regra do seu clown interior, nesse dia vai entender o prazer de estar em cena”
E Obviamente não poderia deixar de dizer da Dramaturgia incrivel de Cleber Lorezoni. Uma das coisas nitidas é como uma boa Dramaturgia engrandece atores em cena. Podemos ser totalmente ingratos a não percebermos que existe um Deus por traz do teu Brilho sendo seu Diretor. Cada diretor tem uma forma de montar sua dramaturgia e depois a transferir em cena, e esse processo é muito doloroso e dificil, dirigir pessoas e ainda tornar fisico algo que esta apenas em sua mente. Mas por alguma razão em um conhecimento ancestral e poderoso Cleber tem esse poder. E mais ! Deixa nitido atravez de suas aulas na esmate que é possivel que todos consigam ter a capacidade de criar algo profissional e apoteotico. Então Gratidão. Graças a voce deixamos de ser ignorantes e passamos a ser seres pensantes do Teatro ( Vida).
O ESPETACULO QUE MAIS LEVOU PREMIOS PARA CASA- A HORA DA ESTRELA- GRUPO- ESMATE
コメント